PROEXT-PG UFSC

29/02/2024 07:52

O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) é uma iniciativa da CAPES/SESU que tem por objetivo geral contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

No contexto do PROEXT-PG, a UFSC recebeu um apoio financeiro de R$942.025,00 para fortalecer a extensão universitária junto aos Programas de Pós-Graduação da UFSC, reforçando a extensão universitária como parte do processo de formação dos estudantes de pós-graduação, de integração entre estudantes, docentes e comunidades, e também como meio de produção do conhecimento e ampliação da inserção social da pós-graduação. O período desta concessão é de 26/01/2024 a 31/10/2026, sendo financiáveis exclusivamente itens de custeio. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e de Extensão (PROEXT) da UFSC.

A UFSC recebeu do PROEXT-PG um apoio financeiro de R$942.025,00 para cobrir despesas gerais de custeio durante o período de 26/01/2024 a 31/10/2026. Estes recursos serão distribuídos via editais internos que contemplarão duas modalidades de propostas:

• Apoio à ações de extensão nos PPGs da UFSC vinculadas ao programa “PPGs com as Escolas”, que visa fortalecer as ações de educação científica para estudantes dos níveis fundamental e médio que envolvam a colaboração entre diferentes PPGs
  • Apoio à ações de extensão nos PPGs da UFSC em temas livres.