Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais

  1. Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais   

Proponentes:  Adriana Angelita da Conceição, Joice de Souza Avelina Costa

Resumo:  A oficina de extensão “Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais – jogos e práticas pedagógicas” tem como objetivo discutir e apresentar materiais e práticas pedagógicas que valorizam a história local com foco nos povos da América de longa duração que habitavam o litoral brasileiro e, em especial, o litoral de Santa Catarina. Com isso, é possível promover uma educação histórica que promova a valorização e o ensino do patrimônio arqueológico local, pois os sambaquis são formações culturais de grande importância para a História do território que atualmente chamamos de Brasil. A oficina se propõe, a partir da Revista Educativa “Ensino de História e Interdisciplinaridade: Como abordar os Sambaquis nos Anos Iniciais?” expor materiais didáticos, como jogos, e metodologias inovadoras que incentivam o Ensino de História a partir de perspectivas locais e decoloniais, utilizando os sambaquis como recurso pedagógico que conecta a teoria à prática, a partir da valorização do patrimônio arqueológico local.

Local:  Sala de Reuniões do Bloco C (antiga sala do conselho), Bloco C, térreo, CSE, UFSC

Dia: 07/11

Horário:    13h30

Inscrições:  [Clique aqui para se inscrever]