Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais
- Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais
Proponentes: Adriana Angelita da Conceição, Joice de Souza Avelina Costa
Resumo: A oficina de extensão “Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais – jogos e práticas pedagógicas” tem como objetivo discutir e apresentar materiais e práticas pedagógicas que valorizam a história local com foco nos povos da América de longa duração que habitavam o litoral brasileiro e, em especial, o litoral de Santa Catarina. Com isso, é possível promover uma educação histórica que promova a valorização e o ensino do patrimônio arqueológico local, pois os sambaquis são formações culturais de grande importância para a História do território que atualmente chamamos de Brasil. A oficina se propõe, a partir da Revista Educativa “Ensino de História e Interdisciplinaridade: Como abordar os Sambaquis nos Anos Iniciais?” expor materiais didáticos, como jogos, e metodologias inovadoras que incentivam o Ensino de História a partir de perspectivas locais e decoloniais, utilizando os sambaquis como recurso pedagógico que conecta a teoria à prática, a partir da valorização do patrimônio arqueológico local.
Local: Sala de Reuniões do Bloco C (antiga sala do conselho), Bloco C, térreo, CSE, UFSC
Dia: 07/11
Horário: 13h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]