Resultado Preliminar
Resultado Preliminar do Edital nº 3/2024/PROPG/PROEX – PROEXT-PG
Segue abaixo a classificação das propostas com inscrição homologadas no Edital, sendo divididas nas categorias de submissão PPGs com as Escolas e Ações de Extensão em Tema Livre. Em cada uma destas categorias, as propostas foram classificadas nas três grandes áreas de conhecimento.
PPGs com as Escolas
| Título | PPG | Pontuação | |
| Área: Ciências Biológicas , da Saúde e Agrárias | |||
| UFSC , Um Oceano de Conhecimentos | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 97 | |
| EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: QUESTÕES EMERGENTES E COMBATE À DESINFORMAÇÃO | Pós-Graduação em Saúde Coletiva | 94,75 | |
| Conscientização sobre os Efeitos das Drogas de Abuso no Desenvolvimento do Sistema Nervoso: Uma Iniciativa nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio | Programa de Pós-Graduação em Neurociências | 90,75 | |
| Pequenos GRANDES Cientistas | Programa de Pós-Graduação em Farmacologia | 90 | |
| Ciência e Educação II: desenvolvendo competências para aplicação do método científico na Educação Básica | Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento | 87 | |
| Semeando ciência, colhendo saúde. Uma proposta lúdica, inclusiva e multidisciplinar para as escolas públicas | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas-Novo | 84 | |
| Divulgação das Ciências Farmacêuticas | Programa de Pós-Graduação em Farmácia | 83 | |
| Inserção do ensino médio em atividades de extensão , ensino e pesquisa nos Centros CCB , CCS , CTC e CFH | Programa de Pós-Graduação em Bioquímica | 82 | |
| O mundo microscópico das plantas vai às escolas | Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos , Algas e Plantas | 81,25 | |
| ProPICie: Projeto de Popularização e Incentivo à Ciência Oficina de Produtos Biossustentáveis e extratos vegetais | Programa de Pós-Graduação em Farmacologia | 80,75 | |
| Projeto Fritz Müller “Na trilha dos medicamentos” | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional | 80,25 | |
| Estimulando a alimentação saudável e sustentável em escolas de educação básica , por meio de Células de Consumidores Responsáveis | Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas | 79,5 | |
| O fogo, as cinzas e a vida na água | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 77,5 | |
| SPROUT: Semear , PROduzir , Utilizar e Transferir sensibilidade criativa em espaços de aprendizagem | Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais | 77 | |
| Diversidade Biocultural na Escola – Reflexões e Práticas para Professoras e Professores do ensino fundamental e médio | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 76 | |
| ESCOLAS À BEIRA MAR: A CULTURA OCEÂNICA E A CIÊNCIA CIDADÃ MARINHA PARA A RESTAURAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS DO CARBONO AZUL | Programa de Pós-Graduação em Oceanografia | 74,75 | |
| Primeiros socorros na escola e comunidade | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 74 | |
| Futuros Inovadores em Informática em Saúde: Estabelecendo um Programa de Orientação e Engajamento para Alunos do Ensino Médio | Mestrado Profissional em Informática em Saúde | 73,75 | |
| Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Escolas | Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas | 72,5 | |
| Ações educativas para evitar intoxicações por substâncias ergogênicas – ERGOTOX | Programa de Pós-Graduação em Farmacologia | 65,25 | |
| Museu de Anatomia Patológica | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | 58,5 | |
| Área: Ciências Humanas, Linguística , Letras , Artes e Ciências Sociais Aplicadas | |||
| Projeto Ebó Epistêmico nas escolas para valorizar a práxis pedagógica e a divulgação científica | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | 98,5 | |
| Cine.edu | Programa de Pós-Graduação em Literatura | 97,25 | |
| Meninas na Ciência | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica | 92,83 | |
| Vozes decoloniais na escola: saberes interculturais para a transformação social | Mestrado Profissional em Ensino de História | 90 | |
| Laboratório de Extensão História na Escola | Mestrado Profissional em Ensino de História | 85,5 | |
| Atividades e Oficinas do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | 82,75 | |
| Práticas Transdiciplinares: do contexto clínico ao educacional SIGPEX 202401290) | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia | 82 | |
| Programa de Educação política para a democracracia e combate a desinformação | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política | 80,75 | |
| Projeto: Experiment@ – Santa Rosa do Sul | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação | 77 | |
| “Como falar sobre as ações afirmativas na escola”? | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política | 76 | |
| Jogo Educacional Municipa 2030 nas escolas: difusão e sensibilização sobre a Agenda 2030 | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | 76 | |
| Educação financeira para mudar o futuro: proposição de cursos para professores e alunos de escolas públicas | Programa de Pós-Graduação em Administração | 75 | |
| Contador Cidadão | Programa de Pós-Graduação em Contabilidade | 75 | |
| MATERIOTECA NAS ESCOLAS: ensino e pesquisa do impacto ambiental dos materiais em prol da sustentabilidade através da extensão universitária | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | 74,5 | |
| “Maximizando o Impacto Social: Autonomia Linguística em Inglês no Ensino Médio”. | Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários | 66,5 | |
| Ateliê de in(ter)venções urbanas: presença e memória na cidade contemporânea | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | 60,75 | |
| Educação e Crítica para a Mídia nas Escolas Públicas de Florianópolis e Região | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | 51,75 | |
| Área: Engenharias , Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia) | |||
| Departamento de Física de portas abertas: aproximações ciência-sociedade | Mestrado Profissional em Ensino de Física (FLN) | 93,5 | |
| Estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas à Educação Básica | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | 90 | |
| Tesouros no Lixo: Conscientização e Divulgação Cientifica em Química e Reciclagem de Eletrônicos para um Futuro Sustentável | Programa de Pós-Graduação em Química | 83 | |
| Química e suas aplicações tecnológicas: entendendo e divulgando a ciência | Programa de Pós-graduação em Nanociência , Processos e Materiais Avançados | 82,25 | |
Ações de Extensão em Tema Livre
| Área: Ciências Biológicas , da Saúde e Agrárias | |||
| Cuidado multiprofissional à gestantes: promoção da saúde , prevenção e tratamento do diabetes | Programa de Pós-Graduação em Nutrição | 93,5 | |
| Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | 91,25 | |
| Diagnose e manejo de doenças e pragas de plantas | Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências | 91,25 | |
| Ações educativas da beira do leito ao quotidiano domiciliar de pessoas com deficiências e de suas famílias: versão II | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 87,5 | |
| Oficinas de inclusão digital para Idosos – projeto CONECTA 2023 | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | 87 | |
| Da Universidade para a Comunidade: devolutivas de pesquisas realizadas no ECOHE – fase 2023/2025 | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 86,75 | |
| Demonstração do efeito do Sistema Plantio Direto de Hortaliças sobre qualidade do solo e microrganismos e artrópodes edáficos em propriedades da agricultura familiar da Grande Florianópolis | Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas | 84,75 | |
| Difusão de tecnologias e sistema de produção de erva-mate na região Serrana de Santa Catarina como possibilidade de renda para o pequeno produtor | Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais | 84,25 | |
| Monitoramento ambiental integrado à comunidade da Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri , Florianópolis-SC | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 84 | |
| Fauna, Flora e Funga entre a pós-graduação e a comunidade | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 84 | |
| Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos | Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas | 83,5 | |
| Comunidades de Prática em Educação em Enfermagem: Inovação e Qualidade no Desenvolvimento Profissional por meio da RIIEE | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | 83 | |
| PENSAMENTO LEAN NA GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SAÚDE: implementando melhorias no contexto cirúrgico | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 82 | |
| Promoção de alimentação saudável na prevenção do câncer: Elaboração de atividades educativas baseadas nas recomendações da WCRF/AICR e Instituto Nacional de Câncer | Programa de Pós-Graduação em Nutrição | 82 | |
| Universalização do acesso aos tratamentos odontológicos para reabilitação oral protética em comunidades vulneráveis. | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | 81,5 | |
| Recomendações e atualizações sobre hipodermóclise em pacientes sob cuidados paliativos | Mestrado Profissional em Farmacologia | 81 | |
| Planejamento da transição do cuidado entre hospital e domicílio junto ao paciente submetido ao transplante hepático: promovendo a gestão de cuidados domiciliar | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 81 | |
| Prestação de serviços veterinários a pequenos animais de Curitibanos e região | Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa | 80,5 | |
| Desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade de vida e inclusão social de pessoas com estomas intestinais: Ações em saúde e Enfermagem | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 78,5 | |
| Atendimento odontológico à crianças e adolescentes com necessidades avançadas | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | 78 | |
| Avaliação da qualidade e saúde do solo: Interpretação de laudos e recomendação de adubação para agricultores agroecológicos da Grande Florianópolis | Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas | 77,75 | |
| Um olhar dedicado as mulheres com câncer residentes em Araranguá | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | 77,75 | |
| Da incubadora ao “colinho”: cuidando e educando mães/famílias de recém-nascidos no Método Canguru | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | 77,5 | |
| Discutindo câncer de mama com a comunidade (Câncer de Mama: Conhecendo , Prevenindo e Evitando Recidivas XII e XIII) | Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento | 77,5 | |
| Soluções de Inteligência Artificial (IA) aplicadas às Ciências Farmacêuticas no diagnóstico e tratamento de doenças: capacitação para pós-graduandos e profissionais farmacêuticos. | Programa de Pós-Graduação em Farmácia | 77,25 | |
| Tecnologias educativas multimodais na atenção primária e secundária em saúde como estratégia para qualificar a segurança do paciente | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | 76,5 | |
| Ambulatório de nutrição esportiva para atletas e indivíduos fisicamente ativos: Otimização dos atendimentos e capacitação da equipe | Programa de Pós-Graduação em Nutrição | 76 | |
| Setor de Gestão da Qualidade: Segurança do Paciente em Foco | Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica | 76 | |
| Extensão rural em viticultura: manejando as plantas de cobertura e a microbiologia do solo para uma viticultura regenerativa | Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais | 74,5 | |
| Formação de Coach Developer | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | 74,5 | |
| PLANTAndo Conhecimento | Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento | 74,25 | |
| Saúde da articulação da boca (ATM) | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | 73,75 | |
| EPIL – Estudo de Predição de Intercorrências lactacionais-Vídeos Instrucionais de apoio às Redes Nacionais de aleitamento materno | Programa de Pós-Graduação em Farmácia | 73,75 | |
| FisioCann – Fisioterapia Integrativa com Cannabis Medicinal | Programa de Pós-Graduação em Neurociências | 73,5 | |
| CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DE SANTA CATARINA – CIATox/SC 2021-2026 – Ações Educativas | Mestrado Profissional em Farmacologia | 73,5 | |
| FOLLOW UP: PREMATUROS DE ALTO RISCO | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | 73 | |
| Feridas , Estomias e Incontinências na prática da Enfermagem: da prevenção ao tratamento (FEPEnf) | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 72 | |
| Suporte ao monitoramento ambiental de ecossistemas costeiros marinhos | Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências | 72 | |
| XX Curso de Inverno em Farmacologia | Programa de Pós-Graduação em Farmacologia | 71,75 | |
| Facilitando a alimentação saudável no ambiente doméstico: da teoria à prática | Programa de Pós-Graduação em Nutrição | 62,5 | |
| Minuto fisiológico: bases da fisiologia humana para compreensão dos artigos científicos. | Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas | 58,5 | |
| Saúde dos olhos: diagnóstico laboratorial de ceratite infecciosa e ações preventivas com usuários de lentes de contato | Programa de Pós-Graduação em Farmácia | 55,5 | |
| DESMISTIFICANDO A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA | Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais | 55,25 | |
| Área: Ciências Humanas, Linguística , Letras , Artes e Ciências Sociais Aplicadas | |||
| Mapeamento , sistematização e divulgação das investigações sobre Trabalho no Brasil | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política | 91 | |
| Fazendo Cruzos com Antropologias , Artes e Museologias – 5a , 6a e 7a edições | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | 89,25 | |
| Fazendo cruzos: as exposições museológicas como ferramentas contra coloniais | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | 87 | |
| Educação e práticas comunitárias | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | 85,75 | |
| Organizações Agroalimentares Alternativas | Programa de Pós-Graduação em Administração | 85,75 | |
| Divulgação e ampliação do alcance do projeto “Libras e Saúde: direitos , acessibilidade e humanização | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução | 84,5 | |
| Gestão dos custos e precificação de produtos de qualidade: acompanhamento e análise em empreendimentos rurais de Santa Catarina | Programa de Pós-Graduação em Administração | 83,75 | |
| PROJETO ÁGORA: Execução e divulgação da metodologia do trabalho com homens autores de violência contra as mulheres | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | 83,5 | |
| Rádio Ponto UFSC – Temporada 2024 | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | 78 | |
| Advocacy e litigância estratégica em Direitos Humanos | Programa de Pós-Graduação em Direito | 77,5 | |
| O SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ações profissionais do Assistente Social na política de educação. | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | 76,75 | |
| Meridianum Complexus: História e Filosofia Públicas na Ecologia dos Saberes em Redes Sociais e Canais de Interação Audiovisual | Programa de Pós-Graduação em História | 76,5 | |
| Cotidiano UFSC | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | 76,25 | |
| Acompanhamento Terapêutico: clínica e criação na cidade (10a edição) | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | 74,5 | |
| Rede Ver a Cidade Florianópolis: Relatório Anual de Progresso dos Indicadores | Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento | 74,25 | |
| LincSocial: Pontes de Transformação | Programa de Pós-Graduação em Administração | 74,25 | |
| MOSAICO DE NATUREZA , SABERES E FAZERES. | Programa de Pós-Graduação em Geografia | 74 | |
| Grupo de pais e filhos: um programa de intervenção psicoeducativo para a estimulação das funções executivas e regulação emocional (segundo ciclo) | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | 73,75 | |
| EXECUÇÃO DE MAPA TÁTIL PARA ACESSIBILIDADE NA BU | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | 73,25 | |
| Difusão nacional do Projeto Première Acessível | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução | 73 | |
| 1º JORNADA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA – UFSC | Programa de Pós-Graduação em Administração | 71 | |
| Práticas de edição da revista Estudos em Jornalismo e Mídia , do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | 57,5 | |
| GPT “on” – Ginástica para Todos on line | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | 52,25 | |
| Área: Engenharias , Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia) | |||
| Ciência para a Comunidade: Rompendo Barreiras e Formando Ligações | Programa de Pós-Graduação em Química | 93,25 | |
| Agilicat – cadeiras de rodas para gatos | Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas | 85,75 | |
| PRIMEIRA CONFERÊNCIA UFSC EM MOBILIDADE ELÉTRICA | Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária | 83,75 | |
| Ciência cidadã aplicada ao monitoramento hidrológico em bacia costeira , Florianópolis/SC | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental | 81 | |
| Ensaios eletroquímicos aplicados ao monitoramento de processos corrosivos no setor industrial | Programa de Pós-graduação em Nanociência , Processos e Materiais Avançados | 79,75 | |
| SBBD DS-CoPS – 1st – Workshop on Data Science Against Corruption in the Public Sector | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | 79,5 | |
| O impacto da matemática no progresso do conhecimento humano | Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada | 76,5 | |
| Rodada de conhecimento | Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas | 74 | |
| II Curso de Inverno em Biotecnologia e Biociências | Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências | 64 | |
| Experimentos didáticos em túnel de vento | Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas | 58 | |
| QComp – Boletim de Química Computacional | Programa de Pós-Graduação em Química | 47,16666667 | |


