Oficinas
OFICINAS IMPERDÍVEIS NO DIA 07/11
ATENÇÃO!
Todas as oficinas tem duração de 1h30
Oficina Especial! Capoeira da Ilha e Ubuntu Capoeirar: luta de resistência física e cultural
Proponentes: Samara Escobar Martins, Raiane Cunha da Conceição, Jeane Vanessa Santos Silva, Alcyane Marinho
Resumo: A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que se apresenta como linguagem e expressão das lutas cotidianas de diferentes grupos sociais. Não sabemos exatamente quando surgiu, mas tudo indica que exista desde o século XV, tendo origem na Bahia e sendo intimamente relacionada com a luta do povo negro contra a escravização. Foi marginalizada, criminalizada e percorreu um longo caminho até conquistar reconhecimento a partir da década de 1930. Em 2014, a roda de capoeira, o saber e ofício de mestre de capoeira foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A oficina “Capoeira da Ilha e Ubuntu Capoeirar: luta de resistência física e cultural” apresenta a capoeira como uma possibilidade de lazer contra-hegemônico, uma luta que se expressa tanto no gesto técnico do corpo quanto no gesto simbólico e resistente da celebração da ancestralidade, da ludicidade e do ritual. Os projetos de extensão parceiros “Capoeira da Ilha” e “Ubuntu Capoeirar” representam um elo potente entre universidade e comunidade, contribuindo para o fortalecimento da cultura afro-brasileira, da educação antirracista e da formação cidadã comprometida com a diversidade.
Local: Hall Bloco A, CSE, UFSC
Horário: 19h30, Dia 07/05
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Como falar sobre política e estimular a cidadania em sala de aula?
Proponente: Isabella Braz Antonello
Resumo: Em uma era de polarização e desinformação, falar sobre política em sala de aula pode ser difícil. Abordar a temática de forma técnica, teórica e, ao mesmo tempo interativa, ajudará a estimular os alunos a exercerem sua cidadania. Por isso, a Oficina propõe a capacitação dos professores em temas como: princípios e importância da democracia, funcionamento das instituições, funções dos poderes e sistema eleitoral brasileiro. Dessa forma, busca-se aproximar a política dos alunos, de uma forma técnica, para que eles possam ser conscientizados sobre temas como o voto, e estimulados a exercerem sua cidadania, sem que o assunto gere polarização ou desconfortos na sala de aula.
Local: Sala de aula 7, Bloco B, térreo, CSE,UFSC
Horário: 10h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Método científico como ferramenta pedagógica
Proponentes: Juliana Amorim Vieira Kroon, Regina de Sordi, Caroline Gaia Andrade
Resumo: A oficina tem como objetivo oferecer aos educadores dos anos iniciais do ensino fundamental ferramentas práticas baseadas no método científico como facilitadoras do ensino de ciências. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, dentro da unidade temática Vida e Evolução, o estudo dos seres vivos, dentre eles as plantas. Processos mais complexos relacionados às plantas, como por exemplo a fotossíntese, quando apresentados através de experiências práticas e exemplos concretos podem tornar a aprendizagem mais significativa. O método científico estimula a aprendizagem através da observação, do questionamento e da elaboração de hipóteses. A oficina tem como proposta abordar o tema fotossíntese fundamentada no método científico. Planeja-se executar a oficina em 4 etapas: Primeira etapa: conversa introdutória sobre o método científico e o conteúdo previsto pela BNCC sobre plantas para os anos iniciais (15 minutos). Segunda etapa: atividade prática “Os pigmentos das plantas” utilizando técnica de cromatografia em duas plantas de cores distintas (30 minutos). Terceira etapa: atividade prática “Observação da fotossíntese” demonstrando na prática o processo de fotossíntese com planta aquática (Elodea sp) (30 minutos). Quarta etapa: fechamento com reflexão sobre o método científico e importância no ensino de ciências (15 minutos).
Local: Sala de aula 8, Bloco B, térreo, CSE, UFSC
Horário: 10h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Oficina de jogos: Mulheres e Meninas na Ciência
Proponentes: Gabriela Kaiana Ferreira, Camile Mocellin, Leticia Mello Vieira, Tatiana da Silva, Caroline Conti Floriani
Resumo: O cenário para que mulheres e meninas acessem e construam uma carreira em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) é permeado por desafios e obstáculos. Ainda na escola, elas são pouco estimuladas a se interessarem por ciências em função de crenças negativas sobre suas capacidades. A oficina será conduzida em quatro momentos principais: (1) Apresentação inicial (10min) – introdução ao contexto geral sobre a presença e ausência das mulheres nas áreas STEM ao longo da história das ciências; (2) Apresentação dos jogos (10min) – materiais desenvolvidos pelo projeto Meninas na Ciência: “Trilha das Cientistas”, “Enigma das Cientistas” e “Peças da Ciência”; (3) Aplicação do jogo (20-30min) – participantes jogarão em equipes; (4) Discussão e encerramento (10-20min) – compartilhamento de experiências e reflexões sobre o jogo, retomando a imagem do cientista inicialmente mencionada.
Local: Miniauditório DSS, Bloco D, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 11h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Ebó Epistêmico: oficina de letramento racial para professores
Proponentes: Binah Ire Vieira Marcellino, Giovanna Barros Gomes, Guilherme Côrtes Ceolin, Jo Pedro Barros Klinkerfus, Kellyn Gaiki Menegat, Lucas Saraçol Lopes
Resumo: O termo “Ebó”, em Língua Yorubá, significa “oferta”. Ao combiná-lo com o adjetivo “epistêmico”, expressamos nossa intenção de oferecer ao mundo uma abordagem que seja ética, política e epistêmica ao mesmo tempo, reunindo saberes diversos, afirmativos, contestadores e críticos da realidade social. O objetivo é combater o racismo epistêmico, os colonialismos do pensamento e o epistemicídio dos conhecimentos negros e indígenas, promovendo ações de construções do conhecimento inclusivas, plurais e comprometidas com a transformação social. Desde 2022 nosso objetivo é ofertar oficinas de letramento racial para instituições de ensino, prioritariamente da rede pública, atingindo discentes, docentes e gestores das comunidades escolares. As oficinas sempre resultam em produções de materiais que são posteriormente divulgados nas redes sociais do projeto, bem como na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC.
Local: Miniauditório DSS, Bloco D, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 13h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Prevenção e Primeiros Socorros no Contexto Educacional
Proponente: Charles Schnorr
Resumo: Esta oficina pretende despertar nos participantes uma consciência crítica sobre Prevenção e Primeiros Socorros no ambiente educacional. Nossos conceitos serão construídos partindo do entendimento que, Primeiros Socorros são os cuidados iniciais que devem ser prestados rapidamente a uma criança, estudante ou profissional da educação, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência profissional qualificada. Os temas abordados serão: lesões comuns por traumas (cortes, hemorragias, fraturas, queimaduras, engasgos), emergências clínicas (desmaios, convulsões, reações alérgicas, parada respiratória e cardíaca), segurança (prevenção de acidentes com objetos, segurança no ambiente educacional) e procedimentos básicos (como chamar ajuda, manter a calma e desobstruir vias aéreas), e noções de ação em princípios de incêndios, bem como procedimentos legais, entre eles a Lei Lucas nº 13.722/2018. A formação terá uma didática com diálogos, exposições e oficinas práxis.
Local: Sala de aula 7, Bloco B, térreo, CSE, UFSC
Horário: 13h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Departamento de Física de Portas Abertas
Proponentes: Roseline Beatriz Strieder, Lucas Kaliel Dessbesell Lang
Resumo: Nesta atividades, os Laboratórios de ensino e pesquisa do Departamento de Física da UFSC estarão de portas abertas para receber visitantes interessados em dialogar com cientistas e conhecer de perto experimentos, tecnologias e projetos científicos.
Local: Departamento de Física (em breve mais informações), UFSC
Horário: 13h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais
Proponentes: Adriana Angelita da Conceição, Joice de Souza Avelina Costa
Resumo: A oficina de extensão “Sambaquis como pontes para o Ensino de História nos Anos Iniciais – jogos e práticas pedagógicas” tem como objetivo discutir e apresentar materiais e práticas pedagógicas que valorizam a história local com foco nos povos da América de longa duração que habitavam o litoral brasileiro e, em especial, o litoral de Santa Catarina. Com isso, é possível promover uma educação histórica que promova a valorização e o ensino do patrimônio arqueológico local, pois os sambaquis são formações culturais de grande importância para a História do território que atualmente chamamos de Brasil. A oficina se propõe, a partir da Revista Educativa “Ensino de História e Interdisciplinaridade: Como abordar os Sambaquis nos Anos Iniciais?” expor materiais didáticos, como jogos, e metodologias inovadoras que incentivam o Ensino de História a partir de perspectivas locais e decoloniais, utilizando os sambaquis como recurso pedagógico que conecta a teoria à prática, a partir da valorização do patrimônio arqueológico local.
Local: Sala de Reuniões do Bloco C (antiga sala do conselho), Bloco C, térreo, CSE, UFSC
Horário: 13h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Vivenciando o método científico na tipagem sanguínea
Proponentes: Evelise Maria Nazari, Franceli Rodrigues Kulcheski, Norma Machado da Silva, Madson Silveira de Melo, Manuela Veiga, Astrid Huber
Resumo: A oficina “Vivenciando o método científico na tipagem sanguínea” tem como objetivo proporcionar aos professores de Ciências e Biologia uma experiência prática e investigativa que possa ser reproduzida em sala de aula. A atividade utiliza o experimento de tipagem sanguínea — realizado com reagentes simulados — como ferramenta para introduzir os princípios do método científico, abordando etapas como formulação de hipóteses, observação de resultados, análise de dados e construção de conclusões. Ministrada por professores universitários e alunos de pós-graduação, a oficina busca fortalecer o ensino investigativo nas escolas, estimulando o pensamento crítico e o interesse dos estudantes pela biologia e pelas práticas experimentais.
Local: Mini Auditório do CNM, Bloco D, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 14h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva
Proponente: Aline Miguel da Silva dos Santos
Resumo: A alfabetização de crianças surdas constitui um campo de estudo e de prática pedagógica que exige a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, como a linguística e a educação. No contexto da educação bilíngue para surdos, compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem envolve reconhecer a singularidade da experiência visual e das línguas de sinais como línguas naturais das crianças surdas. A Neurolinguística Discursiva (ND) surge como uma perspectiva teórico-metodológica que permite compreender a linguagem como atividade constitutiva do sujeito e mediadora de processos cognitivos e sociais. A metodologia de trabalho se configura como uma mescla de parte teórica e parte prática. O encontro será organizado nos seguintes momentos: 1. recepção dos participantes e apresentação pessoal (dez minutos); 2. apresentação expositivo-dialogada sobre a relação entre a neurolinguística discursiva e a alfabetização de crianças surdas (trinta minutos); 3. explicação da atividade (cinco minutos); 4. elaboração da atividade prática de alfabetização (quarenta e cinco minutos) incluindo: exploração da história “Perigoso!” de Tim Warnes, elaboração de crachás com alfabeto romano e manual, embaralhamento e sorteio dos crachás com escrita de características, e gravação de vídeo com sinais aprendidos.
Local: Sala de aula 8, Bloco B, térreo, CSE, UFSC
Horário: 14h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Pinturas com tintas de solo
Proponente: Camila de Matos Vieira
Resumo: A oficina de Tintas de Solo tem como objetivo promover a conscientização sobre a preservação e conservação do solo, aliando ciência e arte em uma experiência educativa e criativa. Durante a atividade, os alunos aprendem sobre a importância do solo como recurso natural essencial à vida, sua formação, características e cores, além dos impactos da degradação e das práticas sustentáveis para sua conservação. Na parte prática, os participantes prepararam tintas naturais a partir de amostras de solo, explorando diferentes tonalidades e texturas. Essa vivência permite compreender, de forma lúdica e sensorial, a diversidade dos solos e o seu valor ambiental e cultural. A atividade desperta nos envolvidos o interesse pela educação ambiental, incentivando o respeito à natureza e o uso responsável dos recursos naturais, reforçando o papel do solo como base da vida e da sustentabilidade.
Local: Sala de Reuniões do Bloco C (antiga sala do conselho), Bloco C, térreo, CSE, UFSC
Horário: 9h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Processo de Drama – o pequeno pato que não achavam bonito
Proponentes: Diego de Medeiros Pereira, Mateus Junior Fazzioni, Rafael Matiuda Spinelli, Ana Paula Gomes Marques, Isabeli do Carmo Alves
Resumo: Esta oficina busca compartilhar uma abordagem para o ensino e experimentação do Teatro chamada Drama, a qual foi base para algumas das ações desenvolvidas no Projeto “Crianças em Dissidência: a cena teatral como espaço de formação”. O Drama propõe a criação de uma narrativa em processo, na qual, mediante a instauração de um contexto ficcional, os participantes são convidados a investigarem diferentes papéis que compõem tal narrativa, respondendo, teatralmente, às propostas do processo. Serão expostas as convenções dessa abordagem – pré-texto, contexto ficcional, experimentação de papéis e episódios –, bem como serão experimentadas algumas de suas estratégias – ambientação cênica e sonora, professor-personagem, papéis coletivos, estímulos materiais, narração, entre outras. Todo processo de Drama se dá a partir de uma temática em relação com um pré-texto. No caso desta oficina, o pré-texto foi o espetáculo “o pequeno pato que não achavam bonito”, inspirado no clássico “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen. O espetáculo tematiza as crianças em dissidência, ou seja, aquelas que não se enquadram ou não são enquadras nas “normas” e padrões sociais – de gênero, sexualidade, de capacidade, de desenvolvimento, de “maturidade”, entre outros.
Local: Auditório do Centro Socioeconômico, Bloco D, térreo, CSE, UFSC
Horário: 9h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Agrotóxicos em Análise
Proponente: Mackaullen Borges Gomes
Resumo: A oficina tem por objetivo demonstrar práticas experimentais utilizadas em laboratório de pesquisa para se entender o efeito dos agrotóxicos no organismo de mamíferos.
Local: Mini Auditório do CNM, Bloco D, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 11h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Desvendando a Respiração
Proponente: Lucas Brandalise Menezes
Resumo: Utilizar técnicas lúdicas para a compreensão da respiração celular.
Local: Mini Auditório do CNM, Bloco D, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 9h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Metais Pesados: Bioindicadores e Toxicidade
Proponente: Joasiane Mann
Resumo: Demonstrar experimentos para a avaliação da toxicidade celular através do uso de invertebrados.
Local: Mini Auditório do CAD, Bloco D, 1º andar, CSE, UFSC
Horário: 9h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Entomofagia: Insetos na segurança alimentar
Proponentes: Samira Ibrahim, Luan Renato dos Passos Aires
Resumo: Demonstrar experimentalmente a importância da entomofagia na segurança alimentar.
Local: Mini Auditório do CAD, Bloco D, 1º andar, CSE, UFSC
Horário: 11h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Neurociência Experimental e Depressão
Proponente: Gabriela Duarte Karasiak
Resumo: Demonstrar técnicas experimentais para avaliação da depressão.
Local: Sala Multiuso, Bloco F, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 9h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Bioeletricidade: Respostas Celulares a Estímulos
Proponentes: Daniela Suzuki, Guilherme Brasil Pintarelli, Janio Anselmo
Resumo: Demonstrar a resposta elétrica de células vegetais frente a determinadas correntes em período curtos de aplicação do estímulo.
Local: Sala Multiuso, Bloco F, 2º andar, CSE, UFSC
Horário: 11h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Diabetes e fertilidade
Proponentes: Fátima Regina Mena Barreto Silva, Paola Miranda Sulis, Gleice Reinert, Alice Lima Rosa Mendes, Bruna Antunes Zaniboni
A oficina de Diabetes e Infertilidade tem por objetivo demonstrar técnicas laboratoriais in vitro e in silico utilizadas no desenvolvimentos de projetos relacionados ao efeito de compostos naturais como os flavonóides, triterpenos e a vitamina D3 na regulação da glicemia. Além disso, se propõem também a demonstrar e discutir as técnicas in vitro utilizadas para as investigações dos microplásticos em células envolvidas no desenvolvimento da onda espermatogênica.
Local: Sala de Reuniões do Bloco C (antiga sala do conselho), Bloco C, térreo, CSE, UFSC
Horário: 11h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
- Oficina do projeto EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: QUESTÕES EMERGENTES E COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Mais informações em breve
Local: Mini Auditório do CAD, Bloco D, 1º andar, CSE, UFSC
Horário: 11h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
Acompanhe as atualizações aqui no site oficial do evento!