Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva
- Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva
Proponente: Aline Miguel da Silva dos Santos
Resumo: A alfabetização de crianças surdas constitui um campo de estudo e de prática pedagógica que exige a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, como a linguística e a educação. No contexto da educação bilíngue para surdos, compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem envolve reconhecer a singularidade da experiência visual e das línguas de sinais como línguas naturais das crianças surdas. A Neurolinguística Discursiva (ND) surge como uma perspectiva teórico-metodológica que permite compreender a linguagem como atividade constitutiva do sujeito e mediadora de processos cognitivos e sociais. A metodologia de trabalho se configura como uma mescla de parte teórica e parte prática. O encontro será organizado nos seguintes momentos: 1. recepção dos participantes e apresentação pessoal (dez minutos); 2. apresentação expositivo-dialogada sobre a relação entre a neurolinguística discursiva e a alfabetização de crianças surdas (trinta minutos); 3. explicação da atividade (cinco minutos); 4. elaboração da atividade prática de alfabetização (quarenta e cinco minutos) incluindo: exploração da história “Perigoso!” de Tim Warnes, elaboração de crachás com alfabeto romano e manual, embaralhamento e sorteio dos crachás com escrita de características, e gravação de vídeo com sinais aprendidos.
Local: Sala de aula 8, Bloco B, térreo, CSE, UFSC
Dia: 07/11
Horário: 14h30
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]