Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva

  1. Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva   

Proponente:  Aline Miguel da Silva dos Santos

Resumo:  A alfabetização de crianças surdas constitui um campo de estudo e de prática pedagógica que exige a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, como a linguística e a educação. No contexto da educação bilíngue para surdos, compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem envolve reconhecer a singularidade da experiência visual e das línguas de sinais como línguas naturais das crianças surdas. A Neurolinguística Discursiva (ND) surge como uma perspectiva teórico-metodológica que permite compreender a linguagem como atividade constitutiva do sujeito e mediadora de processos cognitivos e sociais. A metodologia de trabalho se configura como uma mescla de parte teórica e parte prática. O encontro será organizado nos seguintes momentos: 1. recepção dos participantes e apresentação pessoal (dez minutos); 2. apresentação expositivo-dialogada sobre a relação entre a neurolinguística discursiva e a alfabetização de crianças surdas (trinta minutos); 3. explicação da atividade (cinco minutos); 4. elaboração da atividade prática de alfabetização (quarenta e cinco minutos) incluindo: exploração da história “Perigoso!” de Tim Warnes, elaboração de crachás com alfabeto romano e manual, embaralhamento e sorteio dos crachás com escrita de características, e gravação de vídeo com sinais aprendidos.

Local:     Sala de aula 8, Bloco B, térreo, CSE, UFSC

Dia: 07/11

Horário:    14h30

Inscrições:  [Clique aqui para se inscrever]