Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva

  1. Formação de professores: alfabetização de crianças surdas a partir da neurolinguística discursiva   

Proponente:  Aline Miguel da Silva dos Santos

Resumo:  A alfabetização de crianças surdas constitui um campo de estudo e de prática pedagógica que exige a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, como a linguística e a educação. No contexto da educação bilíngue para surdos, compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem envolve reconhecer a singularidade da experiência visual e das línguas de sinais como línguas naturais das crianças surdas. Nesse cenário, a Neurolinguística Discursiva (ND) surge como uma perspectiva teórico-metodológica que permite compreender a linguagem como atividade constitutiva do sujeito e mediadora de processos cognitivos e sociais, distanciando-se de concepções puramente instrumentais ou mecanicistas da leitura e da escrita. A formação de professores, portanto, assume papel central na construção de práticas pedagógicas que considerem a heterogeneidade linguística e cognitiva dos aprendizes surdos. A presente proposta de oficina tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e de elaboração de práticas alfabetizadoras que se fundamentem nos pressupostos da ND, compreendendo o sujeito surdo como produtor de linguagem e de sentidos. Assim, pretende-se contribuir para o fortalecimento de uma educação crítica e sensível à diversidade linguística presente nas escolas.

Local:     Sala de aula 8, Bloco B, térreo, CSE, UFSC

Dia: 07/11

Horário:    14h30

Inscrições:  [Clique aqui para se inscrever]