Método científico como ferramenta pedagógica
- Método científico como ferramenta pedagógica
Proponentes: Juliana Amorim Vieira Kroon, Regina de Sordi, Caroline Gaia Andrade
Resumo: A oficina tem como objetivo oferecer aos educadores dos anos iniciais do ensino fundamental ferramentas práticas baseadas no método científico como facilitadoras do ensino de ciências. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, dentro da unidade temática Vida e Evolução, o estudo dos seres vivos, dentre eles as plantas. Processos mais complexos relacionados às plantas, como por exemplo a fotossíntese, quando apresentados através de experiências práticas e exemplos concretos podem tornar a aprendizagem mais significativa. O método científico estimula a aprendizagem através da observação, do questionamento e da elaboração de hipóteses. A oficina tem como proposta abordar o tema fotossíntese fundamentada no método científico. Planeja-se executar a oficina em 4 etapas: Primeira etapa: conversa introdutória sobre o método científico e o conteúdo previsto pela BNCC sobre plantas para os anos iniciais (15 minutos). Segunda etapa: atividade prática “Os pigmentos das plantas” utilizando técnica de cromatografia em duas plantas de cores distintas (30 minutos). Terceira etapa: atividade prática “Observação da fotossíntese” demonstrando na prática o processo de fotossíntese com planta aquática (Elodea sp) (30 minutos). Quarta etapa: fechamento com reflexão sobre o método científico e importância no ensino de ciências (15 minutos).
Local: Sala de aula 8, Bloco B, térreo, CSE, UFSC
Dia: 07/11
Horário: 10h
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]